ABENC

contato@abences.com.br

CURSOS

Estabilidade Estrutural. Abordagens Teórica e Normativa.

  • · Fazer com que estudantes de engenharia e engenheiros interessados no tema tenham pleno conhecimento da teoria da estabilidade elástica estrutural, envolvendo conceitos como carga crítica, pontos limites e análise numérica, usando para isso, sistemas mecânicos com um grau de liberdade (1GL) constituídos de barras rígidas sem peso e molas à torção.
  • ·   Apresentar a teoria que envolve a não linearidade geométrica, analítica e numericamente.
  • ·      Entendimento dos métodos aproximados das normas de concreto e de aço para levar em conta os efeitos da não linearidade geométrica.

Curso oferecido especialmente para aqueles iniciantes no assunto, no que diz respeito aos aspectos teóricos. 

Por que fazer o curso:

As edificações atuais estão sendo projetadas com vãos cada vez maiores e vários são os motivos, como o avanço tecnológico dos materiais, necessidade de espaços livres e, além disso, edifícios com grande altura (30 a 50 andares). Dessa forma, as estruturas podem ficar sujeitas a grandes deslocamentos, como também, à perda de estabilidade local, global ou acopladas, necessitando análise não linear geométrica. Para fazer uma análise desse tipo, o engenheiro precisa estar preparado conceitualmente, no que diz respeito à estabilidade estrutural. As normas, tanto de concreto quanto de aço, apresentam apenas procedimentos aproximados, mas, para entendê-los, há necessidade de compreender os conceitos envolvidos na estabilidade estrutural. Existem, também, situações em que a norma recomenda fazer análise não linear rigorosa, nesse caso é mais forte ainda a necessidade do entendimento dos conceitos envolvidos, mesmo que se usem programas comerciais.

 

Este curso será ministrado em duas partes, a saber:

·         1ª Parte: Teoria da Estabilidade Elástica;

·         2ª Parte: Aspectos de Norma quanto à consideração da estabilidade;

 

Data da Realização do Curso: 

Dia:  18 de agosto de 2018, sábado.

Dia: 01 de setembro de 2018, sábado.

Horário: de 8 às 12 e de 14 às 18 horas

Carga horária: 16 horas

 

Local:

Núcleo de Excelência em Estruturas de Aço e Mista – NEXEM

Centro Tecnológico

Universidade Federal do Espírito Santo

 

Público alvo:

Graduandos ou graduados em Engenharia Civil ou Mecânica interessados em aprofundar seu conhecimento a respeito da estabilidade de estruturas. Se estudante, deve estar no mínimo no 4º. ano do curso. O curso é dirigido para aqueles que se interessem pelo tema estabilidade estrutural, sob o ponto de vista teórico e aspectos normativos (análise não linear geométrica aproximada em estruturas de concreto e de aço). A abordagem teórica é completa e será implementada em sistemas de 1GL, facilitando a absorção dos conceitos pelos iniciantes no assunto.

 

Observações:

Far-se-á uma iniciação à linguagem de programação Fortran na introdução ao curso, necessária em virtude da implementação numérica, em seguida poderá ser usado um programa de matemática simbólica.

Este talvez seja o primeiro curso de estabilidade estrutural para iniciantes, já oferecido no Brasil, com essa formatação pedagógica. Abordagem teórica, implementação numérica e abordagens normativas para estruturas de concreto e de aço.

Recomenda-se trazer um notebook.